(11) 3673-9806 • (11) 3864-8237

ROSTO

Manter a pele do rosto livre de rugas, marcas e flacidez era uma tarefa árdua. Na maioria das vezes, era necessário recorrer a cirurgia. Felizmente isso mudou. Hoje, com a ajuda da tecnologia, combater manchas, flacidez e rugas precoces é bem mais fácil e seguro. Tudo é feito em consultório. Conheça os tratamentos e suas indicações.

Entenda melhor nossos tratamentos faciais.

Acne

O problema costuma atingir mais os adolescentes, porque nessa fase as glândulas sebáceas começam a funcionar controladas pelos hormônios sexuais. O tratamento inclui limpeza de pele constante. Na Clínica Mônica Aribi, a limpeza de pele também pode ser feita a vácuo. Com isso, há menos dor e a pele não fica marcada.
Para pacientes com acne mais grave, que não podem ou não querem tomar medicamentos como o isotretinoína, há um tratamento de luz pulsada com vácuo que é rápido, indolor e  pode ser feito em qualquer época do ano, inclusive no verão. Cada sessão dura cerca de 15 minutos. Os resultados já são visíveis logo na primeira sessão.

Flacidez

Com o passar do tempo, a pele perde colágeno. Como esta é a fibra que sustenta os tecidos, há um aumento da flacidez cutânea. Atualmente, há vários tratamentos para amenizar o problema. Confira:

 

• Preenchimentos
Consistem na aplicação de produtos como ácido hialurônico ou ácido polilático que amenizam sulcos e depressões. Dependendo do caso, também se aplica a hidroxiapatita de cálcio, outra substância que também melhora o volume da face e estimula colágeno e leva ao efeito lifiting.

Todos podem ser usados principalmente para amenizar a flacidez nas regiões das bochechas, ao redor dos olhos (diminindo as olheiras),  nos sulcos do nariz . Atualmente, esta ténica está sendo feita na parte superior da face, ou seja, em áreas que não se obtêm resultados completos com outros métodos.

Todas essas substâncias são absorvíveis pelo organismo e raramente causam rejeição. A aplicação é feita com anestésico local e é minimamente invasiva. Os resultados são visíveis logo após a sessão. Importante lembrar que por serem estimuladores de colágeno e elastina, melhoram a qualidade da pele, que nunca volta ao estado anterior.
 •Fios de sustentação
Compostos de ácido polilático, os fios de sustentação são indicados para melhorar a flacidez facial, como a área da papada, as bochechas e pescoço.  Os fios também são absorvíveis e melhoram a condição da pele como um todo. As sessões são únicas e o resultado é instantâneo, mas se potencializa em até 4 meses.  A aplicação é feita por meio de anestesia local e é praticamente indolor. Durante as duas semanas seguintes ao procedimento, pode haver um pequeno inchaço local.
• Infravermelho profundo
Indicado para flacidez leve, este aparelho de infravermelho profundo estimula fibras de colágeno a curto e longo prazo. O aumento de temperatura que provoca na pele faz um encurtamento das fibras colágenas, trazendo uma melhora já quase que imediata para flacidez. A temperatura elevada também forma novas fibras colágenas e por isso os resultados podem durar até um ano.
• Ultrassom microfocado
Indicado para flacidez moderada, este aparelho é o tratamento dermatológico mais profundo, pois alcança até a capa muscular (4.5 mm). É indicado para “elevação” da pele. Atua por meio de um ultrassom micro focado que cria uma forma de cicatrização na pele que age como uma “pinça” promovendo um levantamento. O efeito lifiting que já se inicia nos primeiros dias pode ser visto completamente após dois meses e pode durar até um ano. Não traz incômodo após a sessão, que dura em geral uma hora.
• Radiofrequência
A tecnologia de radiofrequência melhora o contorno facial e ameniza a flacidez de áreas especificas como o pescoço. A radiofrequência estimula a produção natural do colágeno. Não causa dor, nem ardência, e pode ser aplicado em qualquer área do rosto.

Manchas

Há vários tipos de manchas que podem aparecer no rosto. Em geral, ocorrem devido à excessiva exposição ao sol. Os raios solares atigem o melanócito, célula responsável pela pigmentação da pele, que reage produzindo melanina. As manchas seriam, então, uma resposta à agressão dos raios solares. Confira os tratamentos:
• Laser
O laser emite pulsos de luz ultra rápidos e sua energia é absorvida pelos melanócitos, células que produzem o pigmento escuro, a melanina. O laser a ser aplicado depende do tipo de mancha. É possível tratar melasma, sardas, manchas senis e escuras. Na Clínica Mônica Aribi damos preferênca a lasers não ablativos. Ou seja, tecnologias que não agridem a pele e têm pouca possibilidade de provocar reações, sem afastar o paciente das suas atividades normais.
• Luz pulsada
A tecnologia da luz intensa pulsada representa um avanço tecnológico que atinge dois níveis da pele, a profunda e a superficial. A aplicação superficial reduz manchas, sardas, pigmentações e pequenos vasos. A profunda estimula o colágeno, melhorando rugas, cicatrizes de acne. Por isso, chamamos este tratamento de fotorejuvenescimento . Os resultados duram até um ano.
• Peelings
Os mais usados são os superficiais (de ácido retinóico, ácido glicólico). São procedimentos que levam a pele a descamar superficialmente e por poucos dias. Portanto, não afasta o paciente de suas atividades normais. Podem ser realizado semanalmente ou quinzenalmente. Hoje, há outros tipos de peelings combinados, como o de ácido salicílico com clareadores para tratar cicatrizes de acne.
• Mesoterapia
Este tratamento melhora a qualidade da pele desvitalizada e manchada. Consiste na aplicação com agulhas curtas e finas de ácido hialurônico e vitaminas que potencializam seu efeito. Pode ser aplicado na face, pescoço, colo e mãos. Há ainda clareadores injetáveis, como o ácido tranexâmico.

Rugas

As rugas fazem parte do processo de envelhecimento natural da pele. Isso ocorre por vários fatores, tais como diminuição da produção de colágeno e ácido hialurônico no organismo – substâncias responsáveis por manter a pele firme e jovem. Fatores externos, como exposição solar sem proteção adequada e hábitos nocivos, como fumar e ter uma alimentação pobre em vitaminas e nutrientes, também cooperam para o envelhecimento. As rugas podem ser dinâmicas e estáticas. As rugas dinâmicas são causadas pelo contínuo movimento dos músculos da face, que formam nossa expressão. Em geral, aparecem ao redor dos olhos, lábios e testa. As rugas estáticas são visíveis mesmo quando o rosto não está em movimento, já que são consequência da perda de elasticidade e tonicidade da pele. Surgem com mais frequência no pescoço, mãos e colo. Para tratar as rugas, existem várias técnicas. Confira:
•Toxina botulínica
A toxina botulínica relaxa os músculos e com isso trata as rugas de expressão. Diminui o ar cansado, preocupado. Também amenizam as ruguinhas ao redor dos olhos e da boca. Os efeitos surgem entre  48 -72 horas e duram 4 a 6 meses. As áreas de tratamento são: testa, redor dos olhos, as rugas do nariz, o queixo, o contorno facial, o pescoço e as rugas do colo.
A Toxina Botulínica também é usada para impedir a liberação do suor pelas glândulas sudoríparas, aliviando o desconforto de se sentir suado em regiões como testa e axilas.
•Preenchimento com ácido hialurônico
 Ameniza as rugas finas ou mais profundas e pode resgatar o volume facial perdido com o passar do tempo. Como o ácido hialurônico tem capacidade para reter e atrair água na pele, melhora a qualidade dela .
• Laser
O laser diodo é um laser não ablativo (pouco agressivo). E recomendado para tratar e prevenir rugas e o envelhecimento precoce. Por não precisar proteger os olhos na hora da aplicação, é possível tratar esta região com ótimos resultados. Este laser é bom formador de colágeno e não afasta o paciente das suas atividades sociais.