Vitiligo: O que é e como tratar?

Vitiligo é uma doença não contagiosa que causa a despigmentação da pele, cabelos e pelos. Isso acontece pela diminuição ou falta de melanócitos (células responsáveis por formar a melanina, pigmento que dá cor à pele). As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo. Além disso, alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.

Apesar da alteração ser apenas da coloração da pele, As lesões provocadas, impactam significativamente na qualidade de vida e na autoestima do paciente.  Sua evolução é muito variável e imprevisível. As lesões podem manter-se estáveis, aumentarem ou diminuírem ao longo dos anos, sendo a resposta aos tratamentos bastante individual.

“Existe cura?” Ainda não, mas existe tratamento, se as manchas te incomodam. O dermatologista é o profissional mais indicado para realizar o diagnóstico e tratamento da doença, que variará de paciente para paciente, e alguns procedimentos indicados podem induzir a repigmentação da pele. Existem diversas abordagens possíveis:

  • Fototerapia: O paciente com vitiligo tem a pele exposta à luz ultravioleta de modo cuidadoso, a fim de pigmentar as áreas atingidas.
  • Tratamentos tópicos e sistêmicos: Tem o objetivo de conter o avanço das manchas e pigmentar a região afetada são as pomadas e loções, comprimidos ou injeções de agentes imunossupressores, corticosteróides e psoralenos, dentre outros.
  • Cirurgia: A técnica remove pequenas porções da pele afetada e enxerta em seu lugar uma pele pigmentada do próprio paciente.
  • Despigmentação Total: Em casos extremos, a despigmentação do corpo todo para igualar o tom branco pode ser feita.

Por estar menos protegida pela melanina, o uso de filtro solar é indispensável para proteger a pele e minimizar o surgimento de outras lesões incluindo o câncer de pele.

É indispensável a avaliação de um dermatologista para o diagnóstico correto bem como o acompanhamento destes pacientes.

Importante: o vitiligo não é contagioso e não traz prejuízos à saúde física.
Marque sua consulta e faça uma avaliação.

Cínica Mônica Aribi
Avenida Angélica, 2133 – 5º Andar – Sala 52 – CEP: 01228-200 São Paulo-SP
Telefones: (11) 3798-9091/9092/9093
Whatsapp: (11) 98108-7236

Siga nossas Redes Sociais:

Instagram: @dramonicaaribi
Youtube: clinicaMonicaAribi